top of page

O gosto pela fotografia vem desde a minha infância, quando ganhei uma câmera descartável e me divertia fotografando amigos. Mas o real encanto surgiu na faculdade de Jornalismo e aumentou ainda mais quando trabalhei nos laboratórios de fotografia analógica em três grandes universidades do país.

 

Durante esse tempo, em que a fotografia era apenas uma paixão, entendi que precisava me dedicar a projetos fotográficos. Foi só depois de um pequeno projeto pessoal sobre o manguezal do Rio Ceará e o avanço da comunidade em vulnerabilidade social na região, que encontrei meu caminho. Em seguida, viajei por três meses ao longo de quase todo Rio Amazonas: de Belém até Iquitos na selva peruana. E hoje, revendo esse material, surgiu a ideia do projeto "A outra margem do rio", em processo de edição.

 

No final de 2020, veio o primeiro reconhecimento ao receber o troféu de melhor foto de gastronomia no festival Brasília Photo Show, com a foto "Preparando a Massa", a única que apresentava movimento e realizada na cozinha durante o expediente normal do restaurante.

 

Em 2022, com o projeto "Strong Butterfly", fui escolhido como melhor autor na exposição WOW-Worlds of Women, no festival Trieste Photo Day na Itália, pela icônica fotógrafa Susan Meiselas, presidente da Magnum Fundation Photography e referência mundial em fotografia documental. O festival contou com a participação de fotógrafos de várias nacionalidades.

Guiherme Lima - Foto Perfil.jpg

Na ocasião, Susan Meiselas destacou o espírito colaborativo e a delicadeza inspirada na vivência universal feminina tecendo seu comentário sobre o projeto: "Acho que há uma gama completa do que a fotografia pode ser para todos nós que fazermos fotografias. E para aqueles de nós que olhamos fotografias".

 

O projeto acompanha a trajetória de Paula Fortes no tratamento do câncer de mama. Envolve corpo, identidade e faz alusões a obras clássicas de Caravaggio, Matisse, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, entre outros.

 

No ano seguinte, no festival Pink Lady Food Photographer of the Year 2023, fui finalista com a fotografia "Bring Home the Harvest", em exposição no The Royal Photographic Society em Bristol, Inglaterra. A imagem foi inspirada na pintura "Des Glaneuses", de Jean-François Millet.

 

Em 2024, fui finalista no Prêmio Portfólio FotoDoc com o projeto "Crisálida", que também narra quatro anos do tratamento de Paula Fortes. Inspirado em referências artísticas para criar uma conexão simbólica e emocional com espectador por meio de uma compreensão mais profunda da doença.

 

Minha fotografia busca esse diálogo entre a arte e os valores universais de resistência, empatia e beleza. Mesmo quando o trabalho é colaborativo, gosto de narrativas que provocam sensações para além da estética, que envolvam o espectador numa conexão entre memória e significado. Paralelo a isso, meus projetos recentes apresentam uma introspecção minimalista e etérea, cujo silêncio visual envolve uma profunda leitura do olhar.

 

Ainda em 2024, fui codiretor e roteirista do documentário "Nada Sobre Nós Sem Nós", junto com Billy Saga, pela Natura Musical. Nele, narramos 20 anos de história do "Movimento Superação" uma ONG de pessoas com deficiência. O doc foi veiculado no canal de TV a cabo NOW e no Claro TVMais.

 

Valorizando a importância da formação e pesquisa para ampliar as perspectivas da linguagem visual, investi em conhecimento. Sou formado em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e curso superior em criação de roteiros, pós-graduado em Midia Informação e Cultura pelo Celacc/ECA-USP.

 

Participei de diversos cursos de fotografia dos quais destaco:

​​​​Curso Presencial “Do Híbrido ao Preto e Branco” com o fotógrafo Walter Firmo:  

Reconhecido por seus retratos de icônicos nomes da música brasileira e do seu compromisso com a representação negra. Obrigatório para compreender a fotografia artística e documental brasileira.​

​

Masterclass presencial em Trieste na Itália com o fotógrafo Tony Gentile: 

Renomado fotógrafo italiano que cobriu pelo Vaticano as viagens de três Papas pelo mundo, documentou "La Guerra" o período dos ataques da máfia contra o Estado italiano e, a copa do mundo da Fifa 2006.​

​

Masterclass presencial em Trieste na Itália com o fotógrafo Joe Patronite: 

Fotojornalista americano, três vezes indicado ao Pulitzer de Fotografia, com trabalhos documentais de longo prazo como "My Americana", "Dia de Los Muertos" e sobre a doença de Alzheimer. Sua filosofia fotográfica prioriza a singularidade do cotidiano numa perspectiva sensível de reflexão e autenticidade dos seus sujeitos.​

​

Seeing Through Photographs pelo MoMa de Nova York:

O curso apresenta 180 anos de história da fotografia, oferecendo fundamentação teórica sólida e crítica, por meio da perspectiva curatorial e análises das mais de 100 obras fotográficas do museu.​

​

Aluno e assistente dos fotógrafos Alexander Landau, o mestre da luz de fotografia de alimentos. E Mauro Rich, premiado fotógrafo publicitário.​

​

Curso Online Light Master Photography pelo Saibalá: 

Ministrados por renomados fotógrafos brasileiros como, Cássio Vasconcelos, Gal Oppido, German Lorca, João Caldas, Luis Crispino, Renata Castello Branco, Renato Stockler e tantos outros.​

​

Curso Online Sesc-Digital Fotografia e Cidades com o fotógrafo Cristiano Mascaro: 

Ganhador do Prêmio Internacional Eugène Atget. O curso é focado no olhar crítico para fotografia urbana e arquitetônica desenvolvendo competências e metodologia de projetos documentais autorais.​

​

Curso Online “O Fotografo Artista” com a fotógrafa e historiadora de arte Kat Chiluta: 

Baseado em uma formação cultural e artística aplicando conhecimentos da história da arte na fotografia contemporânea.​

Guilherme Lima - Brasil
glphotobr@gmail.com

bottom of page