Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 - Finalista
Projeto Crisálida
Guilherme Lima e Paula Aguilera
Crisálida é um projeto comovente e inspirador que oferece uma perspectiva íntima e compassiva sobre os desafios enfrentados durante o tratamento do câncer de mama de Paula Aguilera. Uma mulher de 32 anos que no final de 2020, em pleno isolamento da Covid-19 descobriu um nódulo no seio e foi diagnosticada com a doença.
Desde o diagnóstico Paula quis registrar todo o processo e convidou o fotógrafo Guilherme Lima, que através das suas lentes revela a complexa jornada de Paula, com empatia, amor e respeito. Ao espectador é feito um convite para adentrar no casulo que abriga e protege a metamorfose da borboleta, de forma honesta, sem floreios e sem pudores.
Durante o tratamento as mudanças na aparência da mulher podem afetar a percepção de si e de sua identidade. A perda do cabelo, infertilidade, bloqueio hormonal, solidão, tristeza e todas as mudanças estéticas são apenas alguns dos desafios. Apesar do impacto físico e emocional da quimioterapia, radioterapia, cirurgia de mastectomia e uma grande cicatriz no lugar do seio, Paula se mantém firme e resiliente.
O projeto desafia os estereótipos sobre a doença combinando registros reais e posados, inspirado em referências artísticas para criar uma conexão simbólica e emocional com espectador e promover uma compreensão mais profunda da doença. Destacando momentos de coragem, resiliência e autoamor, e momentos desafiadores de vulnerabilidade. Explorando essa interseção entre a arte e uma realidade crua, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade.
O título surgiu quando uma borboleta pousou na mão da Paula e ali permaneceu enquanto ambas dançavam pelo jardim. Crisálida é o estágio em que a lagarta se desfaz da sua pele e produz um casulo protetor em volta de si até a completa metamorfose. A escolha do nome é uma metáfora para representar as transformações vivenciadas pelas mulheres em tratamento de câncer.
O projeto é um testemunho da resiliência da natureza humana, demostrando que diante da adversidade todos podemos encontrar a força para seguir em frente, um dia de cada vez. E através de um recorte delicado e corajoso desafia as noções convencionais de beleza e retrata a força da mulher diante dos desafios do tratamento do câncer e do olhar da sociedade.
Crisálida instiga o público a perceber a beleza e a coragem que surgem na dor e nos momentos mais difíceis da vida, com a certeza de transmitir uma mensagem de força, esperança e inspiração para outras mulheres através da fotografia.